Revista Escrita 19 & 19 Edição Especial

O décimo nono número da Revista Escrita traz como proposta de reflexão o tema “Linguagem, discurso e poder”. Como é de se imaginar, dada a amplidão e importância desse tema em todos os ramos das ciências e da vida em geral, nos chegaram respostas dos mais diversos cantos do país e do estrangeiro.

Com isso, o corpo editorial da Escrita recebeu um número sem precedentes de colaborações a serem avaliadas, ultrapassando uma centena – o que fez também com que tivéssemos de dobrar o número de alunos da pós-graduação participando da revista. Este número que chega aos leitores, então, é fruto de uma renovada e jovial equipe, mais unida e mais motivada a transformar a Escrita em referência acadêmica no campo de Letras no Brasil e no mundo.

Para tornar essa meta realidade, contamos ainda com um vasto quadro de professores doutores pareceristas convidados de primeiríssima linha, provenientes das mais diversas instituições de ensino superior nacionais e internacionais – aos quais nunca é demais agradecer pela empenhada participação e dedicação de tempo. Cabe também destacarmos a participação da professora Liana de Andrade Biar, cuja Apresentação abre este volume, segundo nossa tradição de convidarmos um professor da casa para fazê-lo.

Vale notar que, desde 2011, a Escrita alterna semestralmente seu foco entre literatura e língua para atender aos dois programas stricto sensu da PUC-Rio, sendo o número 19 dedicado aos Estudos da Linguagem. No entanto, o tema escolhido e a natural e salutar interdisciplinaridade contemporânea fizeram com que este número se tornasse uma publicação um tanto híbrida, com artigos que, sem sair da proposta, dialogam francamente com as mais diversas áreas das ciências humanas e sociais.

Assim, os vinte e oito artigos que se seguem poderiam ser agrupados dentro de algumas grandes áreas, como a análise de discurso, os estudos da tradução, o estudos culturais, os estudos sobre memória e identidade, questões étnicas e de gênero, linguística aplicada crítica, pragmática, política, religião e direito.

Como alguns hão de notar, não consta neste número o espaço que a Escrita tradicionalmente dedica a contribuições literárias, nem o espaço para outras colaborações atemáticas. De fato, o grande de número de artigos selecionados, perfazendo quase quatrocentas páginas, fez-nos dividir o número 19 em dois, de modo que peço aos leitores que atentem ainda para uma Edição Especial atrelada ao número 19, lançada concomitantemente, onde podem ser encontradas excelentes entrevistas, relatos de experiência, uma resenha e ainda a seção literária Versoreverso, com contos e poemas.

Agradecendo mais uma vez a todos os autores, professores, colegas e leitores que acreditaram neste trabalho, desejamos a todos uma ótima leitura!

Já disponíveis para leitura no site: http://www.puc-rio.br/revistaescrita

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s