Revista Fronteiraz – Chamada de Trabalhos

LITERATURA E ENSINO: TERRITÓRIOS EM DIÁLOGO

O sistema educacional brasileiro enfrenta sérias dificuldades que vão desde o desgaste dos modelos de gestão e ensino-aprendizagem, até problemas com a formação do corpo docente, descrédito e desinteresse de uma fatia considerável do corpo discente, além da má gestão da verba pública associada com recursos escassos. O ensino de Literatura está no bojo dessas questões e sofre consequências, assim como as demais áreas do saber.

Como incentivar (e ensinar) a leitura do literário é um dos maiores desafios que envolve o papel da crítica e da teoria literária, o cânone e a formação de leitores, as mudanças propostas pelas novas tecnologias no livro e no ato de leitura, a intersecção da Literatura com as mídias eletrônicas e as outras artes, a importância da Literatura Infantil e Juvenil na contemporaneidade, entre outros.

Especialmente neste momento, quando a educação está no centro da agenda dos debates e pesquisas, nada mais oportuno do que este novo número de FronteiraZ propor uma ampla reflexão sobre o tema “Literatura e ensino:

territórios em diálogo”, privilegiando a literatura como um saber cujo ensino possui uma função social determinante para a constituição do humano e do cidadão no século XXI.

Prazo para envio de artigos para submissão: até 20 de março de 2015.

Lembramos que as seções de “Ensaios” e de “Resenhas” também estão abertas para a submissão de trabalhos, independentemente da temática em pauta para a seção de “Artigos”.

Para mais detalhes, consultar as normas de edição em “Diretrizes para autores” no endereço http://revistas.pucsp.br/fronteiraz

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s