Histórico do Grupo

Desde os anos 80, venho atuando como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Interação em contextos espontâneos e institucionais da PUC-Rio. O Grupo consolidou-se a partir dos anos 90 e, com o apoio do CNPq, desenvolveu Projetos Integrados de Pesquisa sobre Linguagem e Trabalho.

O Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Trabalho, em função de interesses dos membros do grupo por temáticas e contextos mais específicos, constitui-se a partir de 2004. O foco de interesse são os contextos educacionais e de migração/ imigração, envolvendo estratégias de construção de identidades discursivas, sociais e culturais; a construção de histórias de vida (narrativa, crônica, explicação); gêneros textuais como o discurso de opinião, a entrevista sociolingüística; a construção de identidades de gênero/ sexo. O Grupo vem contando com a participação de estudantes da PUC-Rio, professores da PUC-Rio, UERJ e da UFRJ.

As evidências da repercussão do trabalho do grupo encontram-se no Lattes: participações de eventos científicos nacionais e internacionais, publicação de artigos especializados, de capítulos de livros. Já foram concluídas 7 orientações de doutorado, 11 dissertações de mestrado, 13 orientações de Iniciação científica. Atualmente estão em curso 2 orientações de doutorado, 8 orientações de mestrado, 1 de iniciação científica.

Em 2007, O Grupo teve reuniões uma vez por mês para discussão de textos e linhas de ação. Em 2008, o grupo deu continuidade as suas atividades, realizando as reuniões mensais com estudos aprofundados dos paradigmas teóricos que envolvem linguagem, cultura e identidade e, no segundo semestre, foram sendo realizadas as apresentações dos teses, dissertações e projetos em fase de elaboração. Neste período, a Profa. Maria das Graças esteve em fase de pós-doutoramento em Lisboa, Portugal, junto ao ILTEC e à Universidade de Lisboa.

Foi publicado, em 2009, o livro Discursos socioculturais em interação pela Garamond, com artigos relacionados a dissertações de mestrado e teses de doutorado dos membros do grupo (Auxílio à Editoração – FAPERJ). Em 2010, demos continuidade às reuniões do grupo. O Grupo desenvolve importantes e significativos projetos de pesquisa: (i) Narrativas de deslocamento, identidade social e emigração internacional – em fase de conclusão; auxílio de Pesquisa CNPq; mestrado (2), doutorado (1); (ii) Estratégias discursivas e construção de identidades socioculturais em contextos familiares, educacionais e terapêuticos – em andamento; mestrado ( 8), doutorado (3); (iii) Práticas discursivas, sociais e culturais em comunidades carentes; novo projeto; mestrado (2); (iv) Site como ferramenta tecnológica de apoio pedagógico – novo projeto; auxílio financeiro FAPERJ; conta também com a coordenação de Maria do Carmo Leite de Oliveira. Publicação em 2010 – Antropologia das emoções – Editora: FGV – Claudia Barcellos Rezende e Maria Claudia Coelho (membro do Grupo de Pesquisa).

Durante todo o ano de 2010 houve participação de membros do grupo em eventos nacionais e internacionais, com destaque para Congresso Internacional Linguagem e Interação II (UNISINOS); II Fórum Internacional de Análise do Discurso – Discurso, Texto e Enunciação – CIAD (UFRJ); COMET 2010 (Boston University School of Public Health); III Colóquio ALED Brasil (UFPE); The 4th International Conference on Intercultural Pragmatics and Communication (Madrid).

 

Maria das Graças Dias Pereira
Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Trabalho
Professora Doutora, Departamento de Letras, PUC-Rio

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s