Participantes

PESQUISADORES

GrupoPUCIMG_2429 copy
Maria das Gracas Dias Pereira (Líder do Grupo de Pesquisa)

Pós-Doutorado – ILTEC e Universidade de Lisboa (2008-2009), Doutorado em Letras – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Graduação em Licenciatura Plena em Letras Português Inglês pela Universidade Católica de Minas Gerais (1976). É Professsora Associada 2 da PUC-Rio no Departamento de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, com atuação na linha de pesquisa Discurso, Práticas Cotidianas e Profissionais, Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/PUC-Rio Linguagem, cultura e trabalho. Desenvolve pesquisas nas áreas da linguística aplicada, análise da narrativa, sociolinguística interacional, análise da conversa, pragmática. Membro do GT Práticas Identitárias da Linguística Aplicada – ANPOLL, da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN, da Associação deLinguística Aplicada do Brasil – ALAB, da International Pragmatics Association – IPra, da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso – ALED. Interesses de pesquisa: articulação entre discurso, práticas e construção de identidades na linguística das profissões; linguagem, interação e novas tecnologias em gêneros digitais contemporâneos; análise da narrativa, da fala-em-interação, da micro argumentação; contextos da saúde, educação, comunicação social, cultural, dentre outros.

 

Carla Le Berre
Possui mestrado em Letras (2007) e especialização em Ensino do português como segunda língua (2004) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, graduação em Licenciatura em Letras português, inglês e literaturas pela Universidade Católica de Salvador da Bahia (1993). Participou do mestrado em Antropologia Social (2005) no Museu Nacional UFRJ. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Lingüística, com ênfase em Português como segunda língua. Lecionou Inglês e Português na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, atualmente, ensina Português como segunda língua em empresas.

GrupoPUCIMG_2429 copy2
Clarissa Rollin Pinheiro Bastos
Possui graduação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e colaboradora do programa de pós-graduação deste departamento. Tem experiência na área de Lingüística aplicada, com ênfase na abordagem socio-retórica para o estudo de gêneros discursivos e na abordagem Interacional e Pragmática para estudos da interação em contextos espontâneos e profissionais. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: linguagem e trabalho, identidade, narrativa e gêneros acadêmicos e empresariais.

Cláudia Maria Bokel Reis
Possui graduação em Licenciatura Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Teaching English As a Second Language – Northern Arizona University (1993) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Professora Adjunta III da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua com formação de professores de Letras – português/inglês da Faculdade de Educação, ministrando as disciplinas de Didática Especial de Inglês I e II e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Português-Inglês. Faz pesquisa em Formação Inicial de Professores de Português-Inglês. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Inglês Como Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de inglês como segunda língua, escrita em língua estrangeira, identidade, sociolinguística e inglês para fins específicos; formação de professores de línguas, história do ensino de língua estrangeira no Brasil.

Fabiane do Nascimento Paim Linares
Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Apresenta trabalhos nas disciplinas de Linguística Aplicada ao Ensino da Língua materna, nos cursos de graduação em Letras, na referida universidade. Ingressou, em julho de 2011, no curso de extensão – Formação Continuada para professores de Língua Portuguesa, com habilitação em Educação Superior a Distância, oferecido pelo CEDERJ (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro).

Fernanda Henriques Dias
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), mestre (2007) e doutora (2011) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em educação e cultura, e tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Inglesa, formação de professores, escola pública e formação permanente do professor, tradução, cultura e identidade, bilinguismo.

Janete dos Santos Bessa Neves
Mestre e doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.Tem pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Integra o grupo de investigação Gramática e Texto como Colaborador Doutorado, do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.

Jonê Carla Baião
Possui graduação em Letras Português e Literatura – Faculdade de Humanidades Pedro II (1989), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, identidade de gênero, letramento, alfabetização e currículo. Desenvolve pesquisa nas áreas de discurso, interação face-a-face, identidades de gênero, currículo.

Maria Claudia Pereira Coelho
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ (1994). Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia das emoções, percepções e representações da violência, teorias da dádiva, idolatria e antropologia da comunicação de massa.


Michele2
Michele Abreu Vivas

Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2005. Graduou-se em Letras (Português / Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1999. Atuou profissionalmente como Professora de Espanhol (Língua Estrangeira) para o Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino: SME (Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro) de 2000 a 2011. Atua como Professora de Espanhol (Língua Estrangeira) para o Ensino Fundamental, no Ensino Médio, em cursos de idiomas e no Ensino Superior, em Municípios do Estado do Rio de Janeiro desde 1998. Participou de vários projetos na SME, como na Atualização Curricular de Línguas Estrangeiras da MULTIEDUCAÇÃO em 2004. Participa como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Trabalho do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2006. Desenvolve atividades de pesquisa e capacitação de professores do Ensino Fundamental em Municípios do Estado do Rio de Janeiro e para professores de Português como Língua Estrangeira em Buenos Aires, Argentina e em Assunção, Paraguai. Foi Professora contratada pelo Departamento de Letras Vernáculas Setor Português Língua Estrangeira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no biênio 2006-2007. Atualmente, é Coordenadora e Professora do Curso de Letras (Português / Espanhol) da Faculdade Paraíso na Cidade de São Gonçalo/RJ; e é Professora do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Instituto Abel na Cidade de Niterói/RJ.


priscila
Priscila Starosky

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Atua como pesquisadora da Funadesp, no Mestrado em Fonoaudiolgia da Universidade Veiga de Almeida, e como professora temporária do Curso de Fonoaudiologia da UFF (Pólo Universitário de Nova Friburgo, RJ). Desenvolve pesquisas na área da Lingüística Aplicada à Fonoaudiologia e dos estudos Sócio-culturais em interação, tendo como temas o desenvolvimento de linguagem, no contexto da surdez e das necessidades especiais, e as práticas discursivas e identitárias que circulam nos contextos de saúde e educação.

Rosania de Almeida de Lima
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e mestrado em Letras – Estudos da Linguagem – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência nos cursos fundamental, médio, graduação e pós-graduação, na área de Letras e Pedagogia, com ênfase nas Línguas portuguesa, inglesa e Linguística. Possui o FCE (First Certificare in English) e CEELT (Cambridge Examination in English for Language Teachers) emitidos pela Universidade de Cambridge, Inglaterra.

DSC071552
Sonia Bittencourt Silveira
graduação em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (1971), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) , doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), Pós-doutorado ,Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da PUC-SP. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade e Interação, Procedimentos de identificação/categorizaçao,posicionamento.Atualmente pesquisa o uso situado de estrategias de im-polidez em diferentes tipos de atividade.

Tais Leal de Oliveira
Doutorado em Letras, na área de Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Mestrado em Letras, na área de Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Pós-graduação em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Bacharelado e Licenciatura em Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Experiência nas áreas de tradução, interpretação, revisão e ensino. Experiência na área de tradução técnica, elaboração de contratos e orçamentos nas áreas de Engenharia, Mineração e Óleo & Gás.

Tania Conceição Pereira
Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). É Professor Adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É também Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ministrando disciplinas de Comunicação & Expressão e Produção do Texto Acadêmico, e membro do Grupo de Pesquisa "Linguagem, Cultura & Trabalho" na PUC/Rio. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística Interacional, estudando principalmente os seguintes temas: entrevista psiquiátrica, enquadres, identidade, narrativa.



Tânia Mara Gastão Saliés
Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Letras – Oklahoma State University (1994) e doutorado em Letras – Oklahoma State University (1997). Atualmente é professora do Departamento de Estudos de Linguagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e Análise de Discurso em contextos de trabalho, sob a ótica sociocognitiva. Suas áreas de interesse são: ensino-aprendizagem de línguas, planejamento e elaboração de materiais e a interação em contextos de trabalho.

Wendell dos Santos
Graduou-se em Letras( habilitação Inglês e respectivas Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), tem especialização em Lingüística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atua como professor substituto do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro . Tem participação efetiva em vários congressos e seminários em âmbito nacional, com ênfase em ensino de inglês como L2 no setor público de ensino. Atualmente é mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e membro de Grupo de Pesquisa PUCRJ/CNPQ Linguagem, Cultura e Trabalho. Suas áreas de interesse são ensino de Inglês como língua estrangeira, construções identitárias na escola ,ações afirmativas e formação de professores de línguas na escola pública.

ESTUDANTES (mestrado e doutorado)

alessandra

Alessandra Rente Ribeiro Gonçalves
Possui graduação em Bacharelado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora de ensino fundamental da Associação Britânica de Educação (The British School of Rio de Janeiro). Desde 2011, cursa a pós graduação stricto sensu em Estudos da Linguagem na PUC-RJ. Concluiu a pós graduação em educação pela Bishop Grossetteste University College de Lincoln, Inglaterra, em 2011. Seu interesse pela educação e por dificuldades na aprendizagem a levaram a cursar a pós graduação em Psicopedagogia com habilitação institucional e clínica pela IBMR em 2006. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação bilíngue, atuando principalmente nos seguintes temas: bilinguismo, aquisição da linguagem, linguística, ensino de línguas, língua inglesa, tradução, cultura e reflexão.



Ana Paula Deslandes de Almeida Moutinho

unisinos-2010-5b
Carolina Magalhães de Pinho Ferreira (doutorado)

Graduada em Fonoaudiologia pela UFRJ (2004). Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2008). Doutoranda em Estudos da Linguagem pela PUC-RIO. Professora Assistente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, letramento, multimodos, aquisição de linguagem, desenvolvimento do discurso narrativo, LIBRAS, orientação à famílias de surdos.

Cinara Monteiro Cortez (doutorado)
Doutoranda em Letras – Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011 – atual). Possui Mestrado em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2011), especialização em Psicopedagogia Institucional pelo IAVM – Universidade Cândido Mendes (2008 – 2009) e Graduação em Letras – Português/Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá (2004 – 2007). É membro do grupo de pesquisa Linguagem, cultura e trabalho (CNPq), coordenadora e integrante do conselho editorial da Revista Escrita, periódico do Departamento de Letras da PUC-Rio. Sua pesquisa atual foca os letramentos múltiplos em contextos pedagógicos em comunidades carentes, no escopo da Linguística Aplicada e estudos interdesciplinares. Também desenvolve pesquisas na área da Socilinguística Interacional, Análise da Narrativa, Pragmática, atuando principalmente nos seguintes temas: agência, identidade, interação, comunidades, exclusão, performance, hibridismo, teorias de interpretação, práxis e políticas educacionais.

Diognes Ramos Marchon (mestrado)
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa/Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e é mestrando em Estudos da Linguagem na Pontifícia Universadade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Fábio Mendes Santos (mestrado)

 

GrupoPUCIMG_24292
Ilioni Augusta da Costa (doutorado)
Professora do quadro permanente do Insituto Federal do Espírito Santo, possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1986) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Atualmente cursa doutorado em Estudos da Linguagem no Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

marco3
Marco Aurélio Silva Souza (doutorado)

Doutorado em andamento em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Mestrado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Especialização em Ciências da Linguagem pela Universidade Castelo Branco (2009). Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2013). Graduação em Letras (Português e Inglês) pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (2008). Professor I (Inglês) da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Professor I (Inglês) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Mayara Nogueira2
Mayara de Oliveira Nogueira (doutorado)

Atualmente é aluna de mestrado do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com bolsa pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Faz parte do Grupo de Estudos em Alteridade e Política (UFES) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Trabalho (PUC-Rio), com pesquisa na linha de Análise do Discurso. Possui graduação em Direito pela Universidade Vila Velha (2011) e em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Apresenta experiência profissional como advogada autônoma nas áreas trabalhista e cível. Ministrou disciplina para o Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem interesse e experiência nas seguintes áreas e temas: Análise do Discurso Francesa, Ethos e Direito do Trabalho.

 talita
Talita Rosetti Souza Mendes (doutorado)
Possui graduação em Letras – Português / Literaturas (2009) e Especialização Lato Sensu em Língua Portuguesa (2012) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, cursa o mestrado em Estudos de Linguagem na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e é parecerista e membro do corpo editorial da Revista Escrita. É professora de Redação do Colégio La Salle Abel e professora de Língua Portuguesa e Redação do Colégio e Curso Ponto de Ensino (PENSI).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s